Empresas do sul da Bahia buscam expansão como franqueadoras

Fábrica de Cachos é um dos exemplos bem sucedidos
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Com a promessa de realizar o sonho dos “cachos perfeitos” e devolver a autoestima para quem quer um visual mais natural e sem uso de química agressiva aos fios de cabelo, a empresa Fábrica de Cachos, em Itabuna, viu seu movimento e faturamento crescerem em menos de um ano de existência. Hoje, atende, em média, 50 clientes por dia em tratamentos e produtos com preços acessíveis, entre R$ 29,90 e R$ 79,90.

Todos os itens da linha cosmética têm fórmula criada e patenteada pelo empresário e bioquímico João Pezzo, que ao lado da esposa, Paula Pezzo, assume a gestão de um negócio de sucesso, em que até os acessórios vendidos na empresa são de marca própria. Nascido no estado de São Paulo, João Pezzo veio ao sul da Bahia em busca de mais qualidade de vida e já atuava como representante de sua própria marca, a World K, de cosméticos profissionais para salões.

Como proprietário da Fábrica de Cachos, quer expandir o negócio, de forma lucrativa, mas mantendo o ritmo de vida que conquistou em Itabuna.  “Queremos crescer, lucrar, mas sem assumir a gestão de novas unidades. Por isso, estamos nos organizando para sermos franqueadores do nosso negócio. Até 2015, temos em vista já três franquias em Feira de Santana, na Bahia, Volta Redonda, em São Paulo e Porto Alegre, no Rio grande do Sul”, afirma o empresário.

O casal de empresários já buscou ajuda do Sebrae para alcançar essa meta e vai investir na consultoria especializada, através do Programa Franqueador Bahia, além de participar de cursos de aperfeiçoamento, como o Empretec. Segundo o analista do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima,  antes de expandir seu negócio, o candidato a franqueador deve avaliar aspectos como a  realização de um laudo de viabilidade para abrir franquia do negócio, ou seja, a real capacidade de expansão, e a elaboração de um plano de negócios  que detalhe a intenção de franquear a empresa.

De acordo com o consultor do Sebrae, Eduardo Melo, há muitas vantagens em se tornar uma empresa franqueadora como o aumento da visibilidade e a economia de escala, pela possibilidade de estar presente em vários locais com baixo investimento. Para o franqueado, o maior atrativo sempre foi a possibilidade de comprar um modelo de negócio de sucesso.

Franquias - Na área da Unidade Regional do Sebrae Ilhéus, já existem duas empresas planejando dar esse passo à frente: a Casa&Auto e a Fábrica de Cachos. “São empresas que deram certo, consolidaram-se e agora vislumbram uma porta aberta para se expandir e alcançar novos horizontes”, afirma Eduardo Melo. O consultor explica, ainda, que o grande benefício de utilizar o apoio do Sebrae é a redução em 50% do custo de todo o processo.

Melo observa que o valor do investimento para se tornar uma franqueadora depende do tamanho da empresa e do tipo de negócio. Da avaliação inicial até a última etapa, leva-se de três a seis meses, período necessário para a elaboração do modelo de gestão, planejamento estratégico do plano de expansão, entre outras ações.

Para quem quer mais informações sobre o assunto, no sul da Bahia, é só entrar em contato com um ponto de atendimento do Sebrae (em Ilhéus, pelo telefone 73 3634-4068, e em Itabuna, pelo telefone 73 3613-9734).

A Bahia tem 44 empresas franqueadoras, 16 delas associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF). Somente nos primeiros seis meses de funcionamento do Programa Franqueador Bahia, três empresas que atuam em Salvador e na Região Metropolitana decidiram adotar o modelo: Sandwich Hall, Açaí & Saúde e Pãozinho Delícia.